Há quase cinco anos a Lição da Escola Sabatina tem sido traduzida para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e pela primeira vez, o nordeste foi contemplado com esse projeto. As gravações aconteceram neste fim de semana, no campus do IAENE, e teve total apoio da Direção Geral e colaboradores da instituição.
Para realizar as gravações, os surdos estudaram a lição do 4º trimestre antecipadamente e receberam suporte bíblico para melhor compreensão do assunto. Um grupo de surdos, formado por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, participou das filmagens, sob a supervisão de Jackeline Mennon, Conselheira da Divisão Sul - Americana para o Ministério Adventista dos Surdos.
Segundo Jackeline, o trabalho é baseado na Bíblia, através do ensinamento “Ide e pregai o evangelho a toda tribo, língua, povo e nação”. Ela afirma ainda que, o surdo tem cultura e identidade própria e que LIBRAS é a materialização da palavra. “Enquanto não se conhece a cultura dos surdos, o indivíduo não o compreende e entra na área do preconceito”, completou Mennon.
A lição da Escola Sabatina é o alimento diário de todo Adventista do Sétimo Dia. Seu principal objetivo é prover a nutrição espiritual aos seus alunos através do estudo da Bíblia e, sobretudo, ajudar na propagação do evangelho.
Os surdos terão acesso ao material até o fim de setembro, quando será distribuído pela Associação local, através do Departamento de Missão Urbana.
SALT
A coordenação do Seminário Latino Americano de Teologia - SALT/IAENE aprovou o departamento de Assistência Ministerial para Surdos - AMIS, sob a liderança do Prof. Matheus Santana, responsável pela disciplina LIBRAS no curso Bacharel em Teologia.
O departamento tem a finalidade de atuar na mediação e aproximação dos surdos da comunidade, a fim de prestar assistência não apenas social, mas também, de produzir, organizar e preparar programas alternativos para evangelismo com surdos, por meio da tradução e gravação em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS.
Enquanto departamento, o AMIS terá a função de referência para implantação do Ministério Adventista dos Surdos (MAS), ou seja, “apoio” ao ministério dos surdos em nível de igreja local (IAENE) como também, para toda União Leste Brasileira e demais.
Objetivos do AMIS
Criação no SALT/IAENE do “Acervo para Inclusão de Surdos – Gravações, Produções em DVD em LIBRAS para surdos”;
Setor Técnico – Montagem de Stúdio para gravação e filmagem em vídeo/DVD;
Setor Educativo – Inclusão escolar (curso de LIBRAS para surdos) – Sua finalidade promover educação e reeducação aos deficientes auditivos e/ou surdos através das seguintes seções:
* Letramento em LIBRAS - Encaminhamento à Escolaridade;
* Psicomotricidade;
* Reforço Pedagógico;
* Educação Física;
* Educação Artística e Atividades manuais (artesanato);
* Educação religiosa (classe bíblica e pequenos grupos para surdos);
Promover I Encontro de surdos e Intérpretes da Bahia; local: IAENE com apoio do SALT e FADBA;
Promover Seminários, Simpósio, Congresso sobre inclusão e surdez;
Prática de evangelismo
Promover treinamento para Pastores e Departamentais da União Leste Brasileira (ULB), Associação Bahia (AB), Associação Bahia Sul (ABS), Associação Bahia Central (ABAC), Missão Bahia Sudoeste (MBS) para implantação do Ministério Adventista dos Surdos (MAS) nos distritos e em igrejas locais.
Fonte: IAENE