Falar de política e futebol,
no Brasil principalmente, tem se tornado “perigoso”. Na hora em que você toca
nesses assuntos, você pode perder amigos e ganhar inimigos. Então, me reservo a
debater o mais polêmico destes, política, falando de um país estrangeiro e não
do nosso!
A agitação na internet foi
grande quando, no mês de maio, o médico Ben Carson anunciou a candidatura à
presidência dos Estados Unidos. Claro que tal agitação se deu de forma
extremamente mais intensa junto aos adventistas do sétimo dia de todo o mundo.
Muita gente empolgada, discutindo a importância disso para a Igreja, o que
motivou declarações oficiais da liderança da igreja e até colunas dos amigos Carlos Nunes e Diogo Cavalcanti aqui no portal
adventistas.org. Sem dúvida, Ben Carson saltou do status de grande admiração
para o de celebridade adventista mundial.
No entanto, por mais que Dr.
Carson tenha uma história conhecidíssima do público americano, rendendo até um
filme (Gifted Hands, tendo seu papel interpretado pelo famoso ator Cuba Gooding
Jr.), não houve grande alvoroço com sua candidatura. Carson era “mais um” na
corrida pelo posto de representante do Partido Republicano na corrida
presidencial. Chegou a ser até tratado com desdém em alguns momentos. Mas com
toda a pompa e polêmicas sobre a candidatura do magnata Donald Trump, e as
demais outras candidaturas de ambos os partidos, as percepções sobre Carson se
arrefeceram. Alguns adventistas até comemoraram o “esquecimento” do
pré-candidato.
Recentemente, aconteceu o
GOP debate, onde 10 candidatos do partido foram “testados”. Carson participou
muito bem, sendo a grande surpresa do debate. Após o debate, aconteceu uma
coisa interessante: os analistas indicaram alguns vencedores, completamente
diferente do que as mídias sociais e a internet indicaram sobre os campeões do
debate. E qual foi a surpresa: a internet elegeu Ben Carson como vencedor do
debate!
No Google, o candidato
estava entre os mais procurados enquanto o debate fluía e também o que mais
apareceu depois. 80% das pessoas se declararam mais favoráveis ao candidato
depois do debate. A grande maioria achou que gostaria de conhecer mais o
candidato e sua história.
Óbvio que não vim me
utilizar deste espaço para falar sobre política, mesmo que seja de um
adventista que esteja em evidência por se candidatar ao cargo de homem mais
poderoso do mundo. Mais uma vez, quero falar sobre comunicação e como ela vem
mudando completamente nos últimos tempos. A arena da comunicação de massa
mudou. As mídias sociais se transformaram em porta-vozes da sociedade. É ali
que as coisas estão acontecendo, pra lá é onde tudo converge.
Reputação nas mídias sociais
tem pautado quase todas as discussões de marketing e comunicação. Marcas querem
ter boa reputação; celebridades querem ter boa reputação; profissionais querem
ter boa reputação; pessoas comuns querem ter boa reputação. Sabe o por quê?
Porque as pessoas querem ouvir, querem seguir e querem compartilhar as palavras
e ideias de quem tem boa reputação.
Já parou para pensar em como
anda sua reputação digital? No “mundo real”, você pode até ter uma reputação
interessante e “especialistas” analisarão tal reputação. Porém é na internet
que a sua reputação será construída e analisada pelo público em geral, que é o
que mais interessa. O que você escreve? O que você compartilha? Que tipo de
fotos você posta? Como será que sua reputação está sendo construída ante
família, amigos, colegas de trabalho… como ela está sendo construída ante
aqueles que não professam a nossa fé? Será que eles vão querer nos seguir, ou
compartilhar nossas crenças e atitudes?
O exemplo recente do Dr. Ben
Carson mostra que a boa reputação, baseada em valores e ideais, é essencial
para aquele que quer deixar um legado. Com certeza, pessoas descobrirão sobre a
igreja e nossa mensagem nas buscas que irão fazer sobre o candidato. Se ele vai
vencer a eleição, não cabe a nós discutirmos. O fato é que mais uma vez, Dr.
Carson nos dá um grande exemplo, além da sua linda história de superação e
confiança em Deus.
E como eu e você,
adventistas, podemos nos servir deste exemplo? Pra nós, cuja missão bíblica é
levar ao mundo a mensagem do advento, reputação é tudo. A reputação será o
grande púlpito para nossa mensagem. E nas mídias sociais, ainda mais! Convido
você a agir em busca de uma boa reputação nas mídias sociais. Se auto-avalie,
pense o que pode mudar ou melhorar. Ou até mesmo intensificar. Crie
credibilidade e transpire confiança. Cuide da sua reputação digital!
Fonte: Portal Aventista
0 comentários:
Postar um comentário