A. A Perspectiva Apocalíptica de Perfeição
Nos escritos do apóstolo Paulo, a palavra perfeição aparece muito
freqüentemente (Rom. 12:2; 1Cor. 2:6; 13:10; 14:20; Efé. 4:13; Fil. 3:12,15;
Col. 1:28; 3:14; 4:12). Embora ele use o termo com diferentes formas de
significado, uma característica suprema permanece no uso de Paulo da palavra: a
plenitude do estado redentivo dos crentes em Cristo Jesus. Paulo chama os
crentes de "santos" e "perfeitos" por causa que eles
recebem o pleno dom da obra redentora de Jesus Cristo.
A redenção de Cristo em sua plenitude é distinguida no Novo Testamento
por dois aspectos ou fases: a salvação presente de justificação e santificação
pela fé em Cristo de um lado, e a futura salvação de glorificação no segundo
advento de Jesus Cristo de outro lado. Como o conceito do Reino de Deus, assim
também a perfeição é um dom presente e uma realidade; contudo, em um outro
sentido, isto é uma promessa a ser cumprida somente no estabelecimento final do
reino da glória. Esta distinção dúplice Paulo aplica também ao conceito dos
crentes como filhos de Deus. Em Rom. 8:14, ele assegura aos cristãos que eles
já têm se tornado "filhos de Deus", desde que eles são guiados pelo
Espírito Santo. "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são
filhos de Deus."
Então Paulo esboça esta segurança redentora presente, dizendo:
"Quando nós clamamos: 'Aba! Pai!', é o próprio Espírito dando testemunho
com o nosso espírito de que somos filhos
de Deus". (v. 15-16). Contudo, quando o apóstolo trata sobre a glória
futura a nos ser revelada, ele faz a notável afirmação de que nós, enquanto
temos o Espírito Santo, "gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de
filhos, a redenção do nosso corpo." (Rom. 8:23).
O relacionamento entre Deus e o crente como Pai e filho, em conseqüência,
é tanto uma realidade presente, em um sentido real, como uma realidade futura,
em outro sentido. A diferença é determinada pelo significado dos dois adventos
de Cristo. O mesmo princípio se aplica ao uso de "perfeição" com o
apóstolo Paulo. Por um lado, ele pode dizer que os crentes em Cristo são
perfeitos nEle e podem crescer juntamente em um Corpo perfeito ou
espiritualmente maduro. (Col. 1:28;
3:14; 4:12; Efé. 4:13; Fil. 3:15; 1Cor. 14:20). Por outro lado, Paulo
enfatiza que a perfeição final ainda não chegou e ainda é futura (1Cor. 13:10).
Somente a glória do segundo advento de Cristo aniquilará toda imperfeição.
Desse modo, o apóstolo tenta corrigir as idéias daqueles crentes em
Corinto que focalizavam uniteralmente toda a sua atenção sobre o primeiro
advento de Cristo, pensando que a perfeição final já poderia ser experimentada
nesta vida, e até se jactavam acima dos outros crentes (1Cor. 4:6-8). Para os
tais, a esperança da ressurreição dos mortos era irrelevante e supérflua, desde
que para eles a ressurreição "já era passada", o que eles
provavelmente explanavam como uma experiência espiritual recebida no batismo
(2Tim. 2:18). Isto levou o apóstolo a escrever um capítulo elaborado (1Cor. 15)
sobre o significado da futura ressurreição dos mortos para o benefício daqueles
crentes os quais diziam que "não há ressurreição dos mortos" (v. 12).
Quando Paulo ouviu que em uma outra igreja da Grécia, em Tessalônica, o
erro estava exposto de que também a segunda vinda de Cristo, o dia do Senhor,
não devia ser considerada como uma futura realidade, mas já tinha acontecido,
ele lhes escreveu especificamente sobre a futura realidade da "vinda de
nosso Senhor Jesus Cristo e da nossa
reunião com Ele" (2Tess. 2:1).
Esta tendência de espiritualizar as realidades redentoras futuras da
Ressurreição e do Segundo Advento em alguma presente experiência espiritual foi
a influência fatal do Gnosticismo que evidentemente tinha feito sua invasão na
igreja primitiva.
Este assim chamado Gnosticismo Cristão foi caracterizado ademais por sua
desvalorização do bem-estar físico e moral dos crentes. Tanto o extremo
ascetismo quanto a licenciosidade moral foram propagados como o caminho da
perfeição ou liberdade perfeita e amor perfeito.
Ademais, contra o jactar-se em sua conduta imoral (1Cor. 5:1-6), o
apóstolo enfatizou que "o corpo não é para a impureza, mas para o
Senhor" (1Cor. 6:13), lembrando-os: "O vosso corpo é santuário do
Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois
de vós mesmos. Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a
Deus no vosso corpo." (1Cor. 6:19-20).
Paulo elevou o corpo humano como uma boa e santa criação de Deus, que
deve ser consagrado ao serviço de Deus. Em contraste com aqueles cujo
"deus é o seu ventre e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se
preocupam com as coisas terrenas" (Fil. 3:19), Paulo explicitamente
renunciou toda a justiça própria ou perfeição (v. 8-12). Buscando sua justiça
exclusivamente em Cristo, ele contemplava a sua final perfeição na ressurreição
dos mortos (Fil. 3:11). "Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido
a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui
conquistado por Cristo Jesus." "Pois a nossa pátria está nos céus, de
onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual transformará o
nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a
eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas."
(Fil. 3:12, 20-21).
Acesso Teológico
Naldo JB
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