Pages

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Emprestar Dinheiro em Troca de Cheque Pré-Datado e Cobrar Taxa: Tá Certo?




Meu trabalho é trocar cheques pré-datados para pessoas que precisam de dinheiro imediato. Neste câmbio, cobro uma taxa percentual. Isso está certo?



Quando o salmo 15 fala sobre o homem justo, dizendo que este é aquele que empresta o seu dinheiro sem cobrar juros note que o texto está enfocado na fidelidade, na honestidade e na clareza de negócio. Quando Êxodo 22, Levítico 25, e Deuteronômio 23 condenam o emprestar dinheiro com juros, o enfoque do texto está em não explorar, escravatóriamente, o próximo. Os maiores problemas são o da ganância, como está em Provérbios 28:8, e o da usura, como está em Ezequiel 18:8, 13 e 17, que extorque o pobre e o faz sofrer com a exploração.

O próprio homem que representa Jesus, na parábola de Lucas 19, espera receber um dinheiro com suas correções, no acerto de contas.
Portanto, o que precisa ser aceito ou condenado não é tanto o procedimento, mas sim o que está por trás dele, os motivos que o levam a acontecer, e as consequências que ele causa. E isto deve ser regido por princípios.

O que o seu pai deve responder para si mesmo, e o que deve responder para si mesmo, ao emprestar um dinheiro é:

a) O empréstimo é honesto, claro, e bem dialogado?
b) O empréstimo cobra uma taxa como uma prestação de serviço ou se aproveita da situação difícil do próximo?
c) O cliente fica satisfeito ou se sente extorquido?
d) Os clientes têm sido prejudicados ou beneficiados?
e) Qual seria o limite entre o pedido de uma taxa pela prestação de serviço e o exagero em aproveitar-se da situação? Este limite tem sido respeitado?
f) Neste trabalho estão presentes a usura e a ganância?

Não precisa responder-me a estas perguntas. Mas por elas você pode ver que uma mesma atividade pode ser boa ou má, dependendo do respeito que está sendo dado aos princípios e valores da honestidade, do amor ao próximo, do altruísmo, do respeito, da prestação de serviços não exploratória, etc.

E através das respostas que cada um dá a si mesmo, ele pode entender, pelo trabalho que Deus faz em sua consciência, se o que ele está fazendo é certo ou errado.
Um exercício importante é: Ore antes de cada dia, pedindo que Deus abençoe o trabalho. Ore antes de cada procedimento, pedindo a orientação de Deus. Ore com cada cliente, pedindo que Deus abençoe sua vida financeira. Se você conseguir fazer isso sem se sentir mal, provavelmente, seu trabalho estará sendo o trabalho de um verdadeiro servo dEle.


Acesso Teológico
Naldo JB

0 comentários:

Postar um comentário