Pages

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Livro Igreja Intencional apresenta novo formato de liderança

Obra é direcionada a membros e líderes engajados no processo de crescimento dos templos locais

O processo comunhão, relacionamento e missão implementado pela Igreja Adventista em toda a América do Sul é a base do livro Igreja Intencional, escrito pelo pastor Marcos Militão, presidente da instituição para os Estados de Sergipe e Bahia. O diferencial, comenta o autor, é o método utilizado para implantar o projeto. A obra foi lançada durante a reunião de planejamento das atividades que serão desenvolvidas em 2014 no território e reuniu líderes que atuam nessas localidades.

Érica Dresch – Qual o objetivo deste livro?

Pastor Marcos Militão – O livro Igreja Intencional é totalmente voltado para a igreja local. Seu principal objetivo é desafiar todos quantos se interessam pelo crescimento integral da Igreja a perseguir um “novo” formato de liderança e gestão, a fim de levar suas congregações a alcançar resultados mais relevantes e saudáveis por meio de um processo de discipulado.

Érica – Quais são as características de uma igreja intencional?

Militão – Uma igreja intencional tem uma característica marcante: altamente focada em pessoas e na execução. Por ser esta a sua característica principal, ela busca redefinir suas atividades e ações. E que todos os envolvidos no crescimento da igreja, direta e indiretamente, invistam o seu tempo, habilidades e recursos no que é crucialmente importante. Esse tipo de igreja aproveita toda e qualquer oportunidade para fazer o que precisa ser feito, só que passando pelo crivo da intencionalidade: fazer por uma razão e para um propósito.

Érica – Como uma igreja intencional está envolvida no processo de comunhão, relacionamento e missão?

Militão – Esta é a parte principal do livro. Sabemos que a maioria das igrejas adventistas, por ter os seus departamentos e ministérios liderados por membros voluntários, acaba estimulando inconscientemente práticas e ações isoladas umas das outras. Geralmente, cada líder de departamento sente-se na obrigação de criar, inovar e oferecer à sua congregação um “pacote” anual de atividades e ações. Mas, desconectadas e desintegradas, ao invés de favorecer o crescimento integral e relevância da igreja como um todo, podem ter um fim em si mesmas. O livro Igreja Intencional sugere a conectividade e convergência dos departamentos e ministérios, bem como ter todos os líderes e membros engajados no mesmo “como”, a fim de alcançar o mesmo “o quê”.

Érica – Qual o público-alvo desta obra?

Militão – O livro fala diretamente a todos os engajados direta ou indiretamente no processo de crescimento integral da igreja. Todos os que de alguma forma trabalham o discipulado bíblico e a gestão da igreja local, principalmente pastores e líderes de departamentos e ministérios.

Érica – Quais motivos o levaram a escrever?

Militão – Depois de um ano e meio de estudos, pesquisas, entrevistas, reuniões, oração e testes com uma equipe que envolveu administradores, diretores de departamentos, pastores distritais, líderes de congregações e vários membros, surgiu a necessidade de se anotar as boas ideias e conclusões que chegamos. A princípio seria apenas para um relatório ou manual que pudesse nortear todos os nossos pastores distritais. Mas depois fui desafiado pelo próprio grupo a transformar todo conteúdo em uma linguagem editorial e em formato de livro, que pudesse não apenas servir de guia para todas as igrejas do nosso Estado, mas também, fosse útil às igrejas de outras regiões. Paralelo com este motivo, me senti desafiado pelo pastor Erton Köhler, presidente da Igreja Adventista na América do Sul. Em sua abordagem na revista Ministério, de janeiro de 2013, orientando principalmente os pastores sobre comunhão, relacionamento e missão, ele citou que este é um assunto que “juntos precisamos concentrar nossos esforços nessa direção. O primeiro passo é entender, depois experimentar e, finalmente, envolver a igreja”.


Igreja Intencional está disponível para aquisição na loja do Serviço Educacional Lar e Saúde (Sels) na sede administrativa da Igreja Adventista em Sergipe. Mais informações pelo telefone (79) 2107-7100. [Equipe ASN, Érica Dresch]

0 comentários:

Postar um comentário