Pages

terça-feira, 26 de março de 2013

A Vocação de Natanael


João 1:43-51.

JESUS É APRESENTADO A NATANAEL

Quem era Natanael antes de Jesus ser apresentado a ele? Um homem debaixo?de?uma?figueira?(verso 48). Na Palestina dos dias de Jesus, a videira e a figueira eram as árvores geralmente escolhidas como lugar ideal para a oração (Miquéias 4:4; Zacarias 3:10) – e também símbolos de patriotismo. Era geralmente à sombra das figueiras que o povo apresentava a Deus suas angústias e sofrimentos.

Filipe certamente conhecia o costume do amigo, por isso foi procurá-lo à sombra da figueira para anunciar “o seu achado”. Pelo contexto bíblico, é possível imaginar que Filipe apresentou então Jesus a Natanael como o maior “achado” de sua vida. “Achamos Aquele de quem Moisés escreveu na Torá, e a quem se referiram os profetas: Jesus, o Nazareno, filho de José” (verso 45). Torá é uma palavra da língua hebraica que tem o seu significado associado ao ensinamento, instrução, ou especialmente à Lei, uma referência aos primeiros cinco livros da Bíblia hebraica atribuídos a Moisés.

A resposta de Natanael não revelou nenhuma empolgação: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (verso 46). Ainda hoje há pessoas que não se empolgam ao ouvir falar de Jesus. Será que a apresentação que Filipe fez de Jesus a Natanael deixou algo a desejar? Talvez, pois há pessoas que apresentam Jesus com pouca empolgação. Mas a resposta de Natanael, além da falta de empolgação, revela certo preconceito.

Foi assim que Jesus encontrou Natanael, um homem aflito, teimoso, com baixa autoestima, curioso, preconceituoso, sarcástico e irônico. E quanto a você, como Jesus o encontraria hoje?

JESUS APRESENTA-SE A NATANAEL

Para levar Natanael a Jesus, Filipe usou um método objetivo: “Vinde e vede”. Realmente, muitas palavras não funcionariam com Natanael. Filipe reconheceu que se encontrar com Jesus frente a frente seria o método mais efetivo para convencer o amigo, em vez de utilizar um longo argumento.

O mesmo acontece em nossos dias. A única forma de promover a verdadeira fé em Cristo é levar as pessoas a experimentá-Lo, ir ao Seu encontro e vê-Lo. Jesus apresentou-Se a Natanael mostrando que já o conhecia: “Eis um verdadeiro israelita, em quem não há dolo!” (verso 47).

NATANAEL APRESENTA JESUS

Natanael é o precursor de todos os homens que têm sede de encontrar Jesus. Depois desse encontro, Natanael viveu para apresentar Jesus aos outros.

Entretanto, Natanael não é o único que recebeu a promessa de que “maiores coisas do que estas verás”. Todo aquele que recebe em seu coração as MARCAS DE ESPERANÇA impressas pelo sacrifício de Cristo verá maiores coisas em sua vida. Verá as grandezas que Jesus tem preparado para aqueles que Lhe são fiéis.

Você também está disposto a pedir que Jesus marque toda a sua vida com as MARCAS DE ESPERANÇA?



Fonte: Sermão Semana do Calvário (Negritos meus para destaques).

Acesso Teológico
Naldo JB

0 comentários:

Postar um comentário