Pages

sábado, 16 de março de 2013

Dicas de Livros do Acesso Teológico


Há algum tempo queria criar no blog um espaço onde o leitor pudesse receber indicações de livros, para o estudo da Bíblia e apologética (defesa da fé). E, graças a Deus, o dia chegou!

Disponibilizarei uma lista de materiais que fazem parte de minha biblioteca, para que você possa conhecer cada vez mais as doutrinas bíblicas sob uma perspectiva cristocêntrica. Afinal, como disse um grande pregador (irei parafraseá-lo): “Toda doutrina deve ser uma avenida que conduza as pessoas a Cristo”.
A grande maioria dos livros a seguir podem ser adquiridos com a editora Casa Publicadora Brasileira, pelo telefone 0800-9790606, ou pelo site www.cpb.com.br Quando o material for publicado por outra editora, informarei logo em seguida.
Na medida do possível, irei atualizando esta lista. Agora, vamos ao que mais interessa!
1) A Bíblia Sagrada. Este é o primeiro livro da lista por ser o mais importante. Sugiro que faça um “ano bíblico” (plano de leitura da Bíblia em um ano) na Nova Versão Internacional por ela ter uma linguagem simples e agradável. Mas, quanto mais versões você tiver, melhor, pois, ao compará-las, poderá interpretar com mais segurança os textos bíblicos mais difíceis.
Nunca deixo de passar mais tempo com a Bíblia do que com outros livros. É a Palavra de Deus que se constitui a fonte primária de todo saber religioso. É ela que transforma o nosso interior e nos torna pessoas melhores.
Portanto, leia muitos livros, porém, jamais deixe a Bíblia em segundo plano. Passe muito mais tempo com ela.
2) O Desejado de Todas as Nações. Segundo um bibliotecário do Congresso Nacional de Londres, esta é a melhor biografia já produzida sobre Jesus Cristo nos últimos 300 anos. Você não pode deixar de ter esse material e de conhecer mais de perto a sublime pessoa de Jesus como descrita pela Bíblia, através da “tinta” de Ellen White.
3) Na Mira da Verdade. Sim! O material já está disponível no site www.leandroquadros.com.br  Lá você poderá inclusive conhecer o “Sumário” para saber as questões abordadas no livro.
Esse será o primeiro de vários que quero produzir, para que tenha em sua biblioteca alguma coisa do que Deus tem me ensinado no decorrer dos anos em que estudo a Bíblia e defendo suas verdades fundamentais. O volume 2 está em processo de acabamento e logo estará disponível!
4) Questões Sobre Doutrina. Livro indispensável para qualquer pessoa que deseja conhecer as doutrinas adventistas direto na fonte, e não através de sites e livros apologéticos que cometem distorções históricas e doutrinárias incríveis, contribuindo assim para o aumento da ignorância.
5) Respostas a Objeções. Vários textos bíblicos mal-interpretados por irmãos de outras igrejas são contextualizados de modo magistral por Francis Nichol, um dos maiores apologistas adventistas.
6) Tratado de Teologia Adventista do Sétimo Dia. Se quiser um estudo sistematizado das doutrinas adventistas, esse é um livro que não pode faltar em sua biblioteca. Escrito por teólogos de grande calibre e lançado no Brasil em 2011, com certeza revolucionará a teologia adventista no meio protestante e católico.
7) O Sábado na Bíblia – Por que Deus faz questão de um dia. Se você quiser conhecer a doutrina bíblica do sábado e compreender corretamente os textos bíblicos distorcidos, para “apoiarem” a observância do domingo, não pode deixar de ler esse material de meu professor e amigo, o Dr. Alberto R. Timm – outro grande apologista adventista, a nível mundial.
8.) Nisto Cremos. Esse material aborda as 28 doutrinas fundamentais adventistas com muito embasamento bíblico. Vale a pena conhecê-lo de perto.
9)  Popular Beliefs – Are They Biblical? Samuele Bacchiocchi refuta várias crenças populares que, longe de possuírem embasamento bíblico, são doutrinas humanas. Ele aborda a imortalidade da alma, vida após a morte, tormento eterno, purgatório, observância do domingo, Mariologia, dom de línguas, batismo infantil e também dedica um capítulo todo para analisar com maestria a doutrina antibíblica – e diabólica – da dupla predestinação. Publicado pela Biblical Perspectives, pode ser adquirido no site www.biblicalperspectives.com
Agora, esse livro está disponível em português pela Casa Publicadora Brasileira (www.cpb.com.br) com o título Crenças Populares: são elas bíblicas?
10) Imortalidade ou Ressurreição? Até o momento, é o melhor material que conheço sobre o estado do homem na morte. Muito bem embasado nas Escrituras, há nele a opinião de centenas de teólogos não adventistas que deixaram de acreditar na doutrina antibíblica da imortalidade natural da alma (sem comer da árvore da vida para isso). Publicado pela Imprensa Universitária Adventista (Unaspress), pode ser adquirido no site http://unaspress.unasp-ec.com
11) Não tenho fé suficiente para ser ateu. Ótimo para ser dado de presente a ateus sinceros. Com exceção de algumas partes em que os autores deixam a desejar (ao tentarem harmonizar a teoria da evolução com a Bíblia e ao defenderem a existência do inferno eterno, entre outras coisas), é um livro essencial para você mostrar que a fé bíblica se apoia em evidências. Publicado pela Vida Acadêmica, pode ser adquirido no site www.editoravida.com.br
12) Andrews Study Bible. Excelente Bíblia de estudo disponível na New King James Version. É uma ótima ferramenta para os estudantes sérios da Bíblia, que querem deixá-la falar ao coração e à razão. Publicada pela Andrews University Press, pode ser adquirida no site http://bible.andrews.edu/
13) www.psicologianaweb.org Nesse site a psicóloga clínica Maria de Lourdes disponibiliza vídeos e palestras sobre os disversos temas que tratam da saúde mental. Ela tem usado a Bíblia e os princípios cristãos para ajudar as pessoas a administrarem as próprias emoções e, assim, desfrutarem de melhor qualidade de vida.
14) Assim Diz o Senhor. Através desse livro com respostas a várias perguntas bíblicas, muitos irmãos mudaram seus conceitos sobre a Lei de Deus, o Dom de Línguas, a Imortalidade da alma, etc. O escritor Lourenço Gonzalez apresenta a doutrina adventista sem rodeios e livre de ideias preconceituosas, infelizmente espalhadas pela literatura apologética brasileira.
Está na 11a edição e, com certeza, não pode faltar na biblioteca de todo estudante da Bíblia. Pode ser adquirido no site: www.ados.com.br
15) Por Que Não Sou Mais Espírita. Durante 16 anos, o advogado Maurício Braga foi instrutor da doutrina espírita. Nesse excelente livreto ele conta como encontrou o “Evangelho Segundo Jesus Cristo” e, de forma magistral, refuta biblicamente os cinco principais pilares do espiritismo: reencarnação, estado do homem após a morte, lei do carma, médiuns e evolução. Todo amigo e irmão espírita deveria ler esse livro. Pode ser adquirido no site www.cpb.com.br
16) Livre das Garras do SucessoA música é a arma e você o alvo. O autor Miguel Bispo dos Santos conta a sua trajetória no mundo do rock e responde a várias perguntas sobre a música e sua relação com a nossa espiritualidade. Além disso, ele mostra que diversas letras musicais exaltam ideologias satânicas e, por isso, precisamos ter muito cuidado com aquilo que ouvimos (Fp 4:8). Esse é um excelente material para você que quer saber mais sobre música – de maneira equilibrada. Pode ser adquirido com a Casa Publicadora Brasileira pelo site www.cpb.com.br ou pelo telefone 0800-979 0606.
17) O Outro Lado da História: Uma análise do livro O Sábado, a Lei e a Graça, de Abraão de Almeida. O Pr. Natan Fernandes Silva refuta com muita propriedade o livro “O Sábado, a Lei e a Graça” – uma verdadeira heresia de Abraão de Almeida. Você que gosta da boa apologética e quer ajudar as pessoas a conhecerem “O Outro Lado da História” da doutrina do sábado, não pode deixar de ter esse livro. Foi publicado pela CePliB e pode ser adquirido diretamente com o Prof. Natan (professor de teologia no IAENE, Bahia) pelo e-mail prnatan@yahoo.com.br
18) Judging the Sabbath: Discovering What Can’t Be Found in Colossians 2:16 (Julgando o Sábado: Descobrindo o que não pode ser encontrado em Colossenses 2:16). Esse livro é indispensável para você refutar a heresia de que Paulo, em Colossenses 2:16, estava “abolindo” a guarda do sétimo dia. Paulo era um observador do mandamento mesmo não estando entre os judeus (At 16:13) e nesse livro, através de um estudo sintático e exegético, o autor não deixa dúvida alguma de que os “sábados” em Colossenses 2:16 não devem ser entendidos como uma referência ao quarto mandamento e sim a festividades religiosas (observadas no contexto sincretista de Colossos). Foi publicado pela Andrews University Press e você poderá adquiri-lo no site http://universitypress.andrews.edu/catalog.php
Esta lista será atualizada com certa frequência.  Por isso, não deixe de passar por aqui de vez em quando e de informar aos seus amigos que o blog possui mais este espaço cultural.
Deixo-lhe um texto bíblico “equilibrado” para sua reflexão:
“Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne.” (Ec 12:12)
Acesso Teológico
Naldo JB

0 comentários:

Postar um comentário