Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2015

JOSÉ DO EGITO: A ÉTICA E A FÉ EM SUA VIDA


Diante das crises, é comum para muitas pessoas perder a ética, a integridade e até mesmo a fé em Deus, mas ao nos depararmos com a história de José do Egito, percebemos que é possível alcançar o sucesso sem abandonarmos os nossos princípios e nossas convicções no que aprendemos através Palavra de Deus
Ao longo da história deste mundo, muitos abandonaram a Deus e sua fé nEle alegando que o fizeram por causa das circunstâncias, no entanto, José, mesmo sob as piores circunstâncias, se manteve fiel a Deus, e isso sem perder a ética.
Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar conceitos de ética, mostrar que é possível sermos fiéis a Deus, entregando nossa vida, nosso trabalho, nossos pensamentos, talentos e também as nossas escolhas, nas mãos dAquele que sempre nos tem sido fiel, o nosso Deus.
E através do presente estudo, se pretende também evidenciar os resultados de nossa fidelidade a Deus, liderando e agindo sempre com ética, e que impacto isso terá perante a igreja, família e até mesmo sobre a sociedade.

CONCEITUANDO A ÉTICA

A palavra "ética" vem do grego (ethikos), e significa aquilo que pertence ao (ethos), que significava "bom costume", "costume superior", ou "portador de caráter". Ela traduz um conjunto de condutas, regras e princípios fundamentados na moral e que devem ser seguidos tanto na vida privada quanto na vida profissional das pessoas.[2]
Para Ramos (2008) ética, seria “o estudo dos significados e das justificativas das normas jurídicas [...]”; e de acordo com o filósofo Mário Sérgio Cortella, a ética é o conjunto de valores e princípios que usamos para resolver as três grandes questões da vida: Quero, devo e posso. E alcançando isso, temos paz de espírito, e o que vem a ser paz de espírito? Então ele diz: “Quando o que eu quero é o que eu devo e posso”.[3]
Portanto, ser ético é sempre escolher fazer o que é certo, independente das circunstâncias, e, não abandonar os princípios da Palavra de Deus, ainda que para isso tenha que morrer.

ÉTICA E FÉ NA VIDA DE JOSÉ

Ser ético e ser cristão nos dias de hoje, realmente parece ser um tanto complicado, porém, ao olharmos para a história de José, vemos um homem que poderia ter caído em pecado, abandonando os princípios de Deus, ou mesmo ter passado por cima da ética. Mas, pelo contrário, ele se manteve íntegro até mesmo nas piores situações.
Como cita White (1971, p. 75):

A fé e integridade de José deveriam, porém, ser experimentadas por terríveis provas. A esposa de seu senhor esforçou-se por seduzir o jovem a transgredir a lei de Deus. Até ali ele permanecera incontaminado da corrupção que enchia aquela terra gentílica.

Através da vida de José, extraímos grandes lições com relação à moral e a ética, porque por sua atitude, inicialmente ele não recebeu nenhuma recompensa. José, a despeito das provas, continuava perseverando, tal como reforça White (2008, p. 218) dizendo que o verdadeiro caráter de José resplandece, mesmo em meio às trevas da masmorra. Ele reteve com firmeza sua fé e paciência.
Apesar de José se manter íntegro, seu destino foi o de alguém esquecido no fundo de uma prisão (Gn 40.23 e 41.1). O pobre rapaz ficou mofando lá durante dois anos. A partir de então, o narrador nos mostra que o Altíssimo revelou ao Faraó, rei de uma nação pagã, o que Ele faria no mundo nos 14 anos seguintes (enviaria 7 anos de fartura seguidos de 7 anos de miséria). Cabe ressaltar que não foi José quem teve a revelação, e sim o Faraó. José apenas foi chamado para interpretar o que Deus revelara ao rei do Egito.
Quanto à ética, José tinha de sobra. Isso fica evidente em vários momentos de sua vida. José foi ético quando o carcereiro confiou-lhe em suas mãos todos os presos, pois ali ele podia se aproveitar da situação e causar, por exemplo, uma rebelião para tentar fugir, mas não o fez, o que demonstra que José era um homem de honra (Gênesis 39:22).
Ao reconhecer seus irmãos, que outrora o jogaram dentro de uma cova, poderia vingar-se deles, mas não fez isso, pelo contrário, teve compaixão deles (Gn.42:8).
José permaneceu firme em seus princípios e se agarrou a Deus, pois ele bem sabia que só é possível vencer as provas e resistir às tentações quando mantemos comunhão com Deus (Gn. 39:2,21)

RECOMPENSA PELA FIDELIDADE

Por isso, fica a mensagem que o próprio José percebera ao final daquilo tudo: “Agora, não se aflijam nem se recriminem por terem me vendido para cá, pois foi para salvar vidas que Deus me enviou adiante de vocês. (…) Mas Deus me enviou à frente de vocês para lhes preservar um remanescente nesta terra e para salvar-lhes as vidas com grande livramento” (Gn 45:5,7). Mais adiante, ele afirma: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” (Gn 50:20).
Para que José entendesse que tudo aquilo era propósito divino, era extremamente importante manter comunhão com Deus.

A comunhão com Deus mediante Suas obras, e a contemplação das grandiosas verdades confiadas aos herdeiros da fé, haviam elevado e enobrecido sua natureza espiritual, alargando e fortalecendo o espírito como nenhum outro estudo o poderia fazer.  (WHITE, 2008, p. 222)

Deus tinha mesmo um propósito. E, por mais que os anos passem Deus sempre irá cumprir o que prometeu. Sobre isso, nós lemos o seguinte na Palavra de Deus: “Adiante deles enviou um homem, José, vendido como escravo; cujos pés apertavam com grilhões e a quem puseram em ferros, até cumprir-se a profecia a respeito dele, e tê-lo provado a palavra do Senhor” (Salmos 105: 17-19),
O testemunho de José foi além do que ele imaginava como afirma a serva do Senhor: “Por meio de José a atenção do rei e dos grandes homens do Egito foi dirigida ao verdadeiro Deus; e, embora se apegassem à sua idolatria, aprenderam a respeitar os princípios revelados na vida e caráter do adorador de Jeová” (WHITE, 1953, p. 66).

CONCLUSÃO

            José se manteve firme até o fim e Deus o honrou por isso. Mas cabe ressaltar que ele nunca disse “eu fui fiel, me mantive firme e Deus me recompensou”. O tempo todo, teve a percepção de que havia algo muito maior do que a própria felicidade dele que estava em jogo. Este é o grande mistério que envolve a história: Deus planejara tudo, e usando até mesmo o mal, livrou o Egito, livrou José, livrou sua família e a longo prazo salvou o mundo todo pelo descendente prometido de Abraão, Cristo. Não temos como perceber o bem que Deus fará, nem saber os meios que usará, nem tudo o que está em jogo quando Ele o faz. Por isso, somos chamados a viver na dimensão misteriosa da fé.


 Aécio Beltrão; Antônio Kazimiro; Ernande Júnior; Jadson O. de Souza; Josinaldo Bispo.[1] Formando em Teologia no Seminário Adventista Latino Americano de Teologia SALT-IAENE 2015
REFERÊNCIAS

A Bíblia Sagrada. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil. 2. ed. Barueri – SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1993.

CORTELLA, Mario Sergio. O que é ética? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vjKaWlEvyvU> Acesso em: 05 mar. 2015.

WHITE, Ellen G. Vidas que falam. (Meditação Matinal, 10 de março 1971, p. 75). 2.ed. Rio de Janeiro: CPB, 1971.

____________. Minha consagração hoje. (Meditação Matinal, 03 de março 1953, p. 75). 2.ed. Rio de Janeiro: CPB, 1953.

____________. Patriarcas e Profetas. 19. ed. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2008.

RAMOS, Luiz Felipe Gondin. Direito, Moral e Ética: Uma breve análise conceitual. Portal Jurídico Investidura, Florianópolis/SC, 26 Set. 2008. Disponível em: <www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/filosofia-do-direito/822> Acesso em: 05 set. 2014.

CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Conteúdo_aberto&oldid=15696001> Acesso em: 8 out 2009.




[1] Bacharelandos em Teologia pelo Seminário Adventista Latino Americano de Teologia – SALT/IAENE.

[2] CONTEÚDO aberto. In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica> Acesson em: 10 mar. 2015.
[3] CORTELLA, Mario Sergio. O que é ética? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vjKaWlEvyvU> Acesso em: 05 mar. 2015.

0 comentários:

Postar um comentário