Pages

domingo, 19 de abril de 2015

MOTIVAÇÃO PARA O PLANTIO DE IGREJA



Para cumprimento do Evangelho necessitamos fazer discípulos, com isso faz necessário ter onde os mesmo possam se congregar. Pensando nisso surge à ideia de construir igrejas ou mesmo plantar igrejas.
Plantar igreja é um exemplo Bíblico e o apóstolo Paulo o fez em diversas localidades do mundo Bíblico.

MOTIVAÇÃO PESSOAL
            O desejo de salvar pessoas nos leva a esse momento, plantar igreja deve ser um propósito pessoal e esse deve ser o centro de nossos pensamentos, pois quando imaginamos a obra de Cristo, foi isso que Ele fez, não estabeleceu fisicamente a estrutura da igreja mais em Sua obra podemos ver os passos seguidos.
            A estrutura física da igreja se faz necessário para que as pessoas tenham um lugar onde se congregar, ter uma referência de administração.
            A formação de novas igrejas faz com que o grupo que está plantando a comunidade foque totalmente no evangelismo e no ensino, sendo mais efetivos do que seriam se fossem líderes ou cristãos experientes engajados numa grande igreja. Além disso, a plantação de novas igrejas fortalece o laço dos novos convertidos, pois todos se conhecem, todos crescem juntos na fé e todos tem um discipulado em comum, formando assim um núcleo bem fundamentado no Evangelho e pronto para desenvolver o crescimento da igreja.

MOTIVAÇÃO TEOLÓGICA
Quando Cristo nos comissionou em Mateus 28:19-20 para fazer discípulo, entendemos que é necessário construir igrejas, vendo essas necessidade é que os discípulos o fizeram.
A plantação de novas igrejas como a melhor forma de consolidar e desenvolver a Fé Cristã na vida dos novos convertidos de uma região específica é totalmente natural e necessária. O Evangelho é extremamente relacional, colocando a aproximação para com as pessoas como simultânea à aproximação para com Deus, ao contrário das demais religiões que apontam o isolamento e a alienação como um meio de aproximação com o Divino.
A Bíblia registra que no inicio da Igreja Cristã, a pregação do Evangelho e a sua aceitação por parte dos gentios era seguida da formação de novas igrejas locais, que serviam como comunidades de comunhão, louvor, intercessão e estudo do Evangelho.
Por meio do plantio de novas igrejas entendemos que os membros passam por um processo de relacionamento, vemos também que com isso eles se envolvem nos trabalhos da mesma.

MOTIVAÇÃO PASTORAL
            Além de a igreja local ser por natureza o meio mais efetivo para comunicar o Evangelho, a plantação de novas igrejas é um meio mais efetivo de evangelização do que os projetos programas de evangelismo por parte de igrejas grandes e já estabelecidas. Pesquisas revelam que igrejas novas trabalham muito mais na proclamação do Evangelho que igrejas antigas.
            A grande tendência das igrejas antigas é o comodismo, por outro lado novas igrejas faz a proclamação do Evangelho com determinação, com isso o pastor terá mais pessoas envolvidas nessa missão da pregação das boas novas do reino de Deus.
            O plantio de igrejas promove o desenvolvimento de novos lideres bem como novos pastores entre outros, com isso teremos diversas pessoas envolvidas nessa obra que Cristo nos confiou.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
            São por esse e demais motivos que acredito na plantação de novas igrejas como um elemento fundamental para o desenvolvimento da obra de Cristo aqui na terra. Porem se faz necessário enfatizar que para plantar uma nova igreja necessitamos de pessoas capacitadas antes, durante e depois para o cuidado necessário para com os novos membros dessa nova igreja.
            A nova igreja deve nascer com propósito missional e teologicamente saudável, pois somente assim irá produzir também frutos saudáveis.


  • JOSINALDO BISPO é formando em teologia no Seminário Adventista Latino Americano de Teologia - SALT-IAENE, BA

0 comentários:

Postar um comentário